17/12/2023

, ,

Crítica do filme: 'Uma Lição de Amor' (2021)


Pai, você foi meu herói, meu bandido. Nas histórias mais simples encontramos reflexões para toda uma vida. Longa-metragem belga escondido no catálogo da Prime Video, Uma Lição de Amor (sim, homônimo daquele lindo filme com Sean Penn), dribla o tom melancólico para uma direção mais objetiva na construção de um relacionamento antes distante, agora com uma segunda chance. O filme, produzido pelos irmãos Dardenne, e dirigido pela cineasta Amélie van Elmbt, em seu segundo longa-metragem da carreira, pode ser definido como um retrato delicado sobre um enorme conflito de um homem e suas escolhas.


Na trama, acompanhamos Antoine (Thomas Blanchard) um jovem que teve escolhas difíceis no passado que retorna para a cidade onde nasceu e foi criado logo procurando Camile (Judith Chemla), sua ex-namorada e sua filha, a pequena Elsa que nunca conheceu. Quando Camille resolve deixar Elsa com Antoine, o protagonista embarca em uma jornada de descobertas sobre o valor de ser um pai presente.


Como reestabelecer laços nunca antes construídos? A jornada egoísta de Antoine, que abandonou a namorada e a filha para ir atrás de seus sonhos profissionais ganha um enorme foco na narrativa que busca caminhar na construção de um alguém que aos poucos vai percebendo o tempo que perdeu. Será ele um grande vilão? Merece uma segunda chance? Já que não é possível voltar no tempo, o que fazer? O que é ser pai? As perguntas são inúmeras e muitas dessas são preenchidas com um olhar delicado para o enorme conflito que se estabelece.


A figura da mãe na história é super importante, muitas vezes dizendo muito com o olhar se vê em dilemas por estar em dúvidas se deixa ou não o homem que a abandonou fazer parte da vida da filha que nunca quis conhecer. Pelas entrelinhas e nos intensos diálogos percebemos um passado de dor e luta pra criar a filha sozinha.


Filmado em lindas locações da cidade de Bruxelas, na Bélgica, Uma Lição de Amor retrata o abandono traumático mas também as novas oportunidades que o destino deixa no nosso caminho. Lindo filme.