22/09/2023

, ,

Crítica do filme: 'Aparências'


As pessoas são capazes de tudo para sustentar um iminente declínio de seus casamentos? O prestígio, a posição social aqui se misturam com a desconfiança, a problemática de um inconsequente relacionamento com um stalker, a infidelidade, mentiras e mais mentiras. Aparências, lançado em 2020 nos cinemas franceses e dirigido pelo cineasta Marc Fitoussi nos leva até as peças de um declínio em um casamento que parecia perfeito. Entre ataques e contra-ataques vamos rumando para um inacreditável desfecho onde percebemos as verdades de dois cúmplices de suas ações através da impulsividade e do complicado jogo das aparências. O projeto conta com uma destacada atuação da maravilhosa atriz francesas Karin Viard.


Na trama, conhecemos Eve (Karin Viard) e Henri (Benjamin Biolay), um casal francês de classe alta que moram faz anos na Suíça. Ela uma competente gerente de uma biblioteca, ele um maestro rumo aos mais altos cargos de sua prestigiada profissão. Vivendo sob os holofotes da posição social que conquistaram, esse casamento se encontra em um presente frio. Quando Eve descobre a traição do marido com uma professora que dá aula ao único filho do casal, a protagonista se joga em uma noite de inconsequências se relacionando com o problemático Jonas (Lucas Englander). Quando um passa a descobrir a traição do outro, a trama vai se desenvolvendo rumo ao imprevisível.


A impulsividade é algo relevante nessa reflexão matrimonial. No radar de um cotidiano que parecia perfeito, como peças de um dominó posicionadas para uma enorme queda, somos guiados para a construção de uma narrativa brilhante, onde as reviravoltas são encontradas através do descontrole, em ações inconsequentes de uma guerra não declarada que acaba sendo imposta. Assim, acompanhamos os obstáculos que se amontoam na vida do casal muito pela visão da esposa em intensos 110 minutos de projeção.


O título não poderia ser mais certeiro, Aparências! O medo de perder a posição social que foi construída ao longo de anos de uma relação se torna peça chave para o entendimento de alguns porquês ao longo dos labirintos que se metem esse casal em total desencontro. De drama, o filme vira um suspense daqueles que não conseguimos tirar os olhos da tela nos levando ao imprevisível dentro de um desfecho avassalador.


Pra quem se interessar, o filme está disponível no catálogo da Prime Video!